biografia

WANDERLÉA

Wanderléa é uma das cantoras mais populares do Brasil. Com seu talento e carisma, a cantora tem uma trajetória surpreendente que marcou época, impôs novos estilos e contribuiu para uma mudança comportamental significativa nas décadas de 60 e 70, sobretudo dos jovens. Junto com Roberto Carlos e Erasmo Carlos protagonizou um dos maiores movimentos musicais de massa do país: a Jovem Guarda.

Seu modo de cantar, dançar e vestir atraiu a atenção de milhares de pessoas que tiveram na cantora um referencial de mulher de atitude, de vanguarda. Milhões de fãs não só cantaram suas músicas, como imitaram seus passos e copiaram seus figurinos: mini-saias, botas, calças boca-de-sino, pernas e umbigo de fora, cabelos ao vento. Tudo que ela usava no programa Jovem Guarda, apresentado aos domingos pela TV Rede Record, no dia seguinte já era moda no Brasil inteiro.

Seus discos estavam nas listas dos mais vendidos e várias músicas de um mesmo disco entravam nas paradas de sucesso. Com os amigos e outros atores e diretores, como Anselmo Duarte, a cantora mostrou outras habilidades atuando como atriz em filmes de longa metragem, gravados no Brasil e no exterior. Reafirmou seu lado apresentadora, comandando com Erasmo Carlos o programa “A Ternurinha e o Tremendão”, um dos maiores sucessos nos tempos áureos da TV Record.

Após a Jovem Guarda, Wanderléa passou a transitar em todas as vertentes da música popular. Gravou compositores como Caetano Veloso, Djavan, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Jorge Mautner, Luis Melodia, Raul Seixas e Zé Ramalho, além do Roberto Carlos e Erasmo Carlos seus grandes companheiros.

Wanderléa em seu repertório de shows passeia por diversas fases de sua carreira como em seu CD “Wanderléa Maravilhosa” considerado por muitos até hoje como uma obra Cult, graças à sonoridade muito moderna, além da parceira incrível realizada com produção musical do Egberto Gismonti no antológico “Vamos que eu já vou”.

Recentemente foi lançado um Box contendo seis CDS de toda sua fase dos anos 70, reunindo também sucessos, como “Vida Maneira”, “Quero Ser Locomotiva”, “Krioula”, além de outros destaques de sua carreira como “Páre o Casamento”, “Prova de Fogo, “Te amo”, e tantas outras. Em maio de 2013 o Canal Brasil registrou no palco do Theatro Municipal de São Paulo, a gravação do DVD e CD do Show ao vivo da réplica do álbum antológico “Wanderléa Maravilhosa” (1972).
Com uma agenda intensa, Wanderléa tem se apresentado por todo o país com um repertório que transita por vários fases de sua carreira, além disso, a cantora também mostra seu lado mais versatil, cantando músicas de seu último CD/ DVD – “Nova Estação” –, trabalho que lhe rendeu o prêmio APCA, além de duas indicações para o Prêmio Nacional de Música Brasileira e ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de MPB.

Atualmente Wanderléa prepara uma nova turnê em comemoração aos seus 50 anos de carreira, com gravação do novo CD e DVD e lançamento do seu livro autobiográfico e de poemas.

Texto: Fernanda Thompson